Mensagem sobre o 25 de Abril, neste blogue. Primeira transmissão em directo de um debate político ocorreu na secção de S. Martinho do Bispo, no dia 16Abr. Quem quiser pode rever, através do botão "other Videos", na parte inferior do simbolo da TV. Os próximos debates também irão ser transmitidos em directo. Também dentro do simbolo da TV, podem carregar no botão "chat", e quando estiver a emissão "online", poderão participar através do chat para colocar perguntas ao Candidato. Noticias: Grande Debate Político que ocorreu no dia 30Mar foi muito profícuo. Resultou deste debate uma profunda reflexão do gravíssimo problema que a Europa atravessa actualmente e dos grandes desafios que tem pela frente. Foi referida a necessidade de uma intervenção clara e afirmativa da Internacional Socialista, que tem estado desaparecida e que por isso deu espaço para que a direita introduzisse o PIB SOCIAL na agenda política internacional, com a ajuda de actores políticos de esquerda. Para Coimbra, foi sentida a necessidade de uma profunda re-organização do PS, introduzindo as eleições primárias, a constituição de comissões de eleição e oferecer condições reais para a realização de actos eleitorais dentro do partido, como forma de fortalecer o PS, aumentando a participação interna e o necessário debate político. Também foi concluído que é imperativo dignificar as eleições para a comissão política de concelhia de Coimbra. Foi sugerida a necessidade de constituir as mesas de voto, já nesta fase, e de uma comissão de eleição, que regule, organize, promova o debate político, promova a participação de todos os socialistas e defina regras transparentes e iguais para as várias candidaturas. Desta forma o contributo para a democracia, afirmação política em Coimbra, e a participação cívica estariam elevadas ao seu mais alto nível, resultando daí a escolha clara e inequivoca do melhor candidato representativo da maioria socialista.

TEXTO

TEXTO
-A - +A

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Mãos à Obra, por Coimbra a Liderar

Começou há mais de 50 anos, a caminhada para a desertificação da Baixa de Coimbra.
Alguns ainda se lembrarão das notícias, que davam como adquirida, a construção, para daí a instantes, da Avenida Central.
Deu-se o pontapé de partida para o "BOTA ABAIXO", com expropriações e demolições.
Chegou o 25 de Abril e tudo parou.
Por muitos anos, todos viram a imagem desgastada daquela zona central, transformada em péssimo Parque de Estacionamento. Foi preciso chegar o fim do século XX, para que alguma coisa começasse a ser executada. Porventura, não terá uma imagem do agrado de muitos, mas parecia que, finalmente, haveria uma solução.


De seguida, com as demolições da Metro Mondego, parecia que a imagem seria rapidamente outra.
No entanto, o tempo passa, os comerciantes são levados para a ruína e Coimbra empobrece.

A zona precisa, rapidamente, de ter um plano realista, que seja posto em marcha e implementado no terreno a curto prazo.
A Baixa, o seu comércio e Coimbra precisam que restitua a vida a toda a zona que se estende do Rio até à Sofia e à "Velha Calçada"; da Portagem até à Rua Padre Estevão Cabral, lançando as bases para chegar à Casa do Sal.

É possível, num horizonte de 4/5 anos, começar a dar a volta, devolvendo à Baixa habitantes jovens em número elevado, que atraiam outros habitantes mais e menos jovens.
Assim, e com a fixação de algumas âncoras importantes, tais como o Novo Tribunal, o Pólo 0 da Universidade, o aproveitamento de alguns monumentos para pequenas salas de congressos e outras actividades, teremos população residente e flutuante, que fará renascer o comércio de rua e voltaremos ao Grande Centro Comercial a céu aberto.
E entretanto o Metro dará uma ajuda preciosa!

Nos primeiros 4/5 anos, é possível instalar na Baixa cerca de 1000 pessoas, número que, a 10 anos, poderá as 3000.

Assim queiramos pôr "Mãos à Obra", como dizia o saudoso Dr. Mendes Silva, congregando as boas vontades das instituições e das pessoas de Coimbra.

Vamos ao debate e de seguida para as obras!

Sem comentários:

Enviar um comentário