Mensagem sobre o 25 de Abril, neste blogue. Primeira transmissão em directo de um debate político ocorreu na secção de S. Martinho do Bispo, no dia 16Abr. Quem quiser pode rever, através do botão "other Videos", na parte inferior do simbolo da TV. Os próximos debates também irão ser transmitidos em directo. Também dentro do simbolo da TV, podem carregar no botão "chat", e quando estiver a emissão "online", poderão participar através do chat para colocar perguntas ao Candidato. Noticias: Grande Debate Político que ocorreu no dia 30Mar foi muito profícuo. Resultou deste debate uma profunda reflexão do gravíssimo problema que a Europa atravessa actualmente e dos grandes desafios que tem pela frente. Foi referida a necessidade de uma intervenção clara e afirmativa da Internacional Socialista, que tem estado desaparecida e que por isso deu espaço para que a direita introduzisse o PIB SOCIAL na agenda política internacional, com a ajuda de actores políticos de esquerda. Para Coimbra, foi sentida a necessidade de uma profunda re-organização do PS, introduzindo as eleições primárias, a constituição de comissões de eleição e oferecer condições reais para a realização de actos eleitorais dentro do partido, como forma de fortalecer o PS, aumentando a participação interna e o necessário debate político. Também foi concluído que é imperativo dignificar as eleições para a comissão política de concelhia de Coimbra. Foi sugerida a necessidade de constituir as mesas de voto, já nesta fase, e de uma comissão de eleição, que regule, organize, promova o debate político, promova a participação de todos os socialistas e defina regras transparentes e iguais para as várias candidaturas. Desta forma o contributo para a democracia, afirmação política em Coimbra, e a participação cívica estariam elevadas ao seu mais alto nível, resultando daí a escolha clara e inequivoca do melhor candidato representativo da maioria socialista.

TEXTO

TEXTO
-A - +A

sexta-feira, 26 de março de 2010

O que ocorreu no debate da secção de Santa Cruz.

Realizou-se aquele que foi, afinal, o primeiro debate entre os três candidatos à Comissão Política Concelhia, organizado pela secção de Santa Cruz e que teve lugar na sede do Partido Socialista.

Os socialistas corresponderam à chamada em grande número, num encontro onde o respeito mútuo entre os candidatos marcou este debate político.

Durante cerca de 15 minutos, cada um dos três candidatos apresentou as linhas orientadoras
da sua candidatura e postumamente responderam às questões colocadas pelos presentes.
Foi um debate interessante, esclarecedor e bastante profícuo.

No rescaldo ficou a promessa de repetir estes debates, uma alteração de postura por parte dos outros dois candidatos – Paulo Valério e Carlos Cidade – que muito agradou à Plataforma Socialista de Coimbra, na medida em que estes constituem uma valiosa ferramenta de combate à asfixia democrática e de esclarecimento e incentivo ao voto consciente e responsável, conforme ficou comprovado depois da noite de ontem.

Na sua intervenção, Luís Santarino defendeu um PS em Coimbra mais forte, mais firme e que, por isso, seja líder na cidade, na região e no país. Não aceitará qualquer decisão vinda de “Lisboa”, que não defenda Coimbra.

O líder da Plataforma Socialista esclareceu ainda a sua total disponibilidade e dedicação para abraçar este projecto, para defender os melhores interesses para Coimbra e conduzi-la a capital da região centro, devolvendo-lhe a voz que perdeu.

No que concerne à presença dos jornalistas nestes debates políticos, gostaria a Plataforma Socialista de apelar à compreensão dos outros candidatos no sentido de reverem a sua atitude para com os profissionais da comunicação social, na medida em que o seu trabalho se reveste de especial importância no domínio da opinião pública, enquanto veiculam a informação. Eventualmente não será possível a todos os socialistas estarem presentes nos debates políticos entre os três candidatos, pelo que, em nome da transparência e da consciencialização do voto, o papel da comunicação social deve ser valorizado e acima de tudo respeitado.

1 comentário:

  1. Com esta atitude aberta, de diálogo com todos e para todos, a Plataforma Socialista está a procurar devolver ao P.S de Coimbra a sua identidade. Em Coimbra, tinhamos uma maneira peculiar de encarar o fenómeno político, sem nos preocuparmo-nos em prestar vassalagem, a quem quer que fosse , mesmo ao Soares, mas sempre Solidários, com os Principios do Socialismo Democrático. As Mordomias não estavam na moda, e os postos politicos não eram assaltados, como se tem visto , nos ultimos anos. Parabens Plataforme e vai em frente, que vais têr a tua Gente

    ResponderEliminar